O cuidado com a água é uma das maiores preocupações atuais. Já pensou sobre o seu papel nessa história? Neste texto, Juliana Faber nos conta mais sobre o que cada um de nós pode fazer.

Todo mundo sabe o quanto a água é importante para a vida. Tenho certeza de que a grande maioria das pessoas que leem esse texto agora já reduzem o tempo de banho e desligam a torneira enquanto escovam os dentes. Talvez também já saibam que nós somos constituídos de mais de 70% de água, assim como o planeta Terra. Mas essas ações e informações ainda são rasas, diante de tudo o que a água nos pede.

Desde que comecei a mergulhar no mundo das águas e passei a compreender um pouco mais de suas nuances e sutilezas, me deparei com alguns temas que não são mencionados nas conversas usuais sobre a água. Quando falamos de água e soluções para sua regeneração, em geral discute-se saneamento, acesso à água potável, regeneração de nascentes, mas pouco se fala sobre as ações diárias e individuais que estão ao alcance de todo mundo.

O que você pode fazer pela água

Você sabe de onde vem a água que sai pela torneira da sua casa? Sabe como ela é tratada antes de chegar na sua casa? E como você a trata dentro da sua casa?

Diariamente colocamos incontáveis produtos químicos sintéticos na nossa água. Você já parou para ler a composição dos cosméticos e produtos de higiene que você usa todos os dias? E dos produtos de limpeza? E dos medicamentos? Ler os rótulos dos produtos que consumimos é uma forma eficiente para tomarmos consciência do que trazemos para a nossa vida e para fazer boas escolhas. 

Você sabia que passar um dia inteiro em contato com os produtos de limpeza, a exemplo das faxineiras, é equivalente a fumar um maço de cigarro? Sem perceber, nós estamos frequentemente consumindo químicos desnecessários, que prejudicam a qualidade da nossa vida e da água. Você tem ideia do que esses produtos sintéticos causam na nossa água? Já parou pra pensar nas reações químicas que acontecem quando esses diferentes produtos de encontram?

A água tem uma incrível capacidade de se purificar naturalmente através da ação de bactérias, micro-organismos, plantas e de pedras que retêm os materiais sólidos. Mas, com tudo o que temos colocado, a natureza já não está mais conseguindo fazer essa filtragem natural. O fato é que as pessoas tem estado tão cegas, que estão procurando culpados externamente e deixando o cuidado e tratamento das águas a cargo das grandes indústrias e empresas de saneamento. Nós não estamos assumindo a autorresponsabilidade necessária. Ainda não estamos vendo que a água está nas nossas mãos. 

Auto responsabilidade

Se você parar para observar, vai perceber que a maioria das pessoas tem uma tendência de transferir a culpa. Na maioria das vezes isso ocorre sem querer, no automático, mas é possível fazer diferente. Se você se considera um cidadão do bem, preocupado em regenerar o planeta, busque trazer a auto responsabilidade como um valor norte na sua vida. 

Pratique tomar consciência e assumir a culpa de tudo o que acontece na sua vida, independentemente se for algo positivo ou negativo. Pode ser que no começo seja mais difícil identificar o seu papel nas situações, e você sinta uma necessidade de projetar a culpa, mas não desista. Não temos mais tempo para passar a responsabilidade adiante. Se não fizermos o que queremos, o que acreditamos ser necessário, ninguém vai fazer por nós. A verdadeira transformação no mundo começa quando cada um realmente se disponibiliza a repensar as suas atitudes e passa a fazer diferente.

Olhe para os produtos que você compra e utiliza todos os dias e se pergunte se eles realmente estão a serviço dessa regeneração. Observe o produto que escolheu. Será que são necessários tantos componentes? Olhe também para o tipo de embalagem que esse produto utiliza. Qual é o destino dela? Será que ela precisa mesmo ser de plástico e ter uma vida útil tão curta? Ao fazer esses questionamentos, você vai perceber que seguimos financiando um grande modelo de produção insustentável. Mas, se quisermos, conseguimos fazer diferente. 

Está cada vez mais fácil encontrar pessoas fazendo e comercializando produtos conscientes, que realmente buscam não poluir a água e o planeta. Pode ser muito simples escolher se livrar dessas químicas e embalagens descartáveis. Entre em contato com essas pessoas, ouça as suas histórias e fortaleça essas ações. E, se quiser, experimente você também fazer os seus próprios produtos de higiene e limpeza em sua casa. Ficou curioso? Confira essa simples receita que preparamos para você:

RECEITA DESINFETANTE SIMPLES E EFICIENTE

Você consome limões, laranjas ou outras frutas cítricas? Viva! Seu organismo agradece! Agora que tal usar as cascas para fazer um desinfetante super cheiroso?

Ingredientes:

• Vinagre

• Cravo

• Cascas de frutas cítricas

Preparo:

Pegue um vidro grande (o maior que você tiver) e coloque um pouco de vinagre de álcool no vidro. Conforme você for consumindo as frutas cítricas, vá colocando o bagaço (o que sobra quando você tira o suco) nesse vidro com vinagre. É importante que as cascas sempre estejam cobertas com vinagre e o vidro fique sempre tampado. Se cortar as cascas dos limões em partes menores, você agilizará o processo e conseguirá um resultado ainda melhor. Quando o vidro estiver cheio de cascas e vinagre, tampe e deixe descansando por pelo menos 1 semana.

Depois desse período, pegue um borrifador de plantas e coloque alguns cravos em botão no fundo do frasco. Coe as cascas com vinagre com um  pano de voal e despeje o líquido no borrifador. Pronto! Seu desinfetante de cítricos com cravo está pronto.

Viu como pode ser simples gerar um impacto positivo no planeta?

Nós temos em nossas mãos toda a força necessária para mudar o rumo da nossa relação com o planeta. Se assumirmos a nossa responsabilidade e nos reconhecermos como seres empoderados, será muito mais fácil regenerar e transformar a forma como cuidamos da água. Então, não duvide. Como já dizia aquele provérbio africano: 

“Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”.

Eu acredito nisso e me dedico ao máximo para que mereçamos viver nesse planeta tão belo e misterioso. E você?

Juliana Faber empreendedora social, educadora ecológica, facilitadora de propósito e permacultora

saiba mais em 

https://www.somosagua.eco.br/

Instagram: @julisomosagua

julisomosagua@gmail.com